Chega um novo ano e os sócios de empresas de todos os portes e segmentos têm as mesmas perguntas na cabeça: O que fazer para assegurar o sucesso do meu negócio no longo prazo? Como fazer a minha empresa crescer e ser lucrativa?

 

Não existe uma única resposta. Há vários caminhos para o sucesso, mas a combinação de ações no presente que levam ao crescimento e lucratividade do negócio no futuro precisam ser planejadas e realizadas com disciplina e consistência.

 

É necessário desmistificar o planejamento estratégico. O termo muitas vezes invoca complexidade e parece estar ao alcance apenas das grandes empresas. Planejar é uma ação que todos nós fazemos diariamente: planejar uma viagem, a compra de um imóvel ou mesmo planejar a nossa carreira. Mas é preciso entender a diferença entre sonhar e planejar. Quando não conhecemos suficientemente o contexto e o mercado no qual a empresa atua para fazermos escolhas de maneira mais assertiva e consciente, não estamos planejando, apenas sonhando.

 

Acessar e avaliar informações sobre o negócio para a tomada de decisões objetivas, transformando-as em ações, é a essência do planejamento estratégico. Sem o conhecimento sobre o ambiente em que o seu negócio atua, as chances de que as ações realizadas pela sua empresa hoje levem ao crescimento e a lucratividade futura diminuem significativamente.

 

Quando não conhecemos suficientemente o contexto e o mercado no qual a empresa atua para fazermos escolhas de maneira mais assertiva e consciente, não estamos planejando, apenas sonhando.

 
Portanto, devemos encarar o planejamento estratégico como um processo de conhecimento. Através do planejamento estratégico, conhecemos quais são as forças e fraquezas do nosso negócio, quais são os nossos concorrentes, quais as ameaças ao crescimento da empresa e as oportunidades que o mercado oferece. Assim, podemos identificar os diferenciais da empresa em relação à concorrência e no que devemos investir para aumentar a base de clientes. O processo de planejamento têm como principal resultado as ações que devem ser realizadas hoje para aumentar as chances de sucesso da empresa no longo prazo.

 

Esse conhecimento precisa ser criado e compartilhado pelos sócios e gestores da empresa. Só assim cada um saberá o seu papel e a sua contribuição para o sucesso do negócio. Quando o conhecimento sobre o contexto do negócio e as ações destinadas ao seu sucesso são criadas em conjunto, não há resistência em fazer acontecer.

 

Então, quais seriam os principais benefícios do planejamento estratégico?

 

01 Melhorar a comunicação

O processo de planejamento estratégico permite aos sócios e gestores não apenas expor a sua visão sobre a empresa e o mercado, mas revê-la sob novas perspectivas. Um processo bem conduzido sempre leva ao alinhamento de visões e perspectivas sobre o futuro do negócio, diminuindo as arestas entre os sócios e gestores e criando um senso comum que melhora muito a comunicação.

 

02 Caminhar em uma única direção

A criação conjunta de conhecimento, ações e objetivos gera o alinhamento de visões e o comprometimento das partes. Ao final do processo de planejamento há o sentimento que todos estão no mesmo barco, remando na mesma direção. Esse sentimento de pertencimento e colaboração reforça a ideia de equipe e de apoio mútuo para a realização das ações necessárias ao sucesso do negócio, além da motivação em fazer acontecer.

 

Quando o conhecimento sobre o contexto do negócio e as ações destinadas ao seu sucesso são criadas em conjunto, não há resistência em fazer acontecer.

 

03 Conhecer melhor clientes e competidores

Através do processo de planejamento entendemos melhor o nosso cliente atual e potencial e como os nossos competidores se movimentam no mercado. É indicada a realização de pesquisas e estudos de mercado para aprofundar o conhecimento sobre esses aspectos, fundamental para o posicionamento do negócio e decisão sobre investimentos e alocação de recursos.

 

04 Tomar decisões mais assertivas

As nossas decisões são tanto melhores quanto melhores forem as nossas informações e a nossa capacidade de análise. Todo processo de planejamento leva a um conhecimento mais profundo sobre a empresa e o mercado e permite aos envolvidos, com o apoio adequado, a tomada de decisões e escolha de ações mais acertadas para o futuro do negócio.

 

O planejamento estratégico deve ser realizado por empresas de todos os portes e segmentos, especialmente aquelas que atuam em ambientes tão complexos como o da saúde. Um planejamento estruturado economiza tempo e recursos (pessoas e dinheiro) da empresa, pois com ele os sócios e gestores sabem onde chegar e o caminho a percorrer.

 

João Marcelo Alves, economista e mestre em finanças é Managing Partner da PRODOCs Soluções para Empresas de Saúde.